No âmbito  da implementação  do  Orçamento Participativo (OP) no Município de Cuamba, iniciativa esta  que a Fundação MASC está a incentivar e apoiar, implementada pelo parceiro SAMCOM Cuamba, foi realizado, no passado dia 23 de Abril o processo de auscultação pública e eleição dos projectos comunitários que posteriormente definiram a acção prioritária do município.

O programa contou com diferentes momentos dentre os quais: contextualização, explicação da metodologia, preparação  dos munícipes entre outras, culminando com o momento da votação.

Este exercício que contou com muita afluência por parte dos munícipes consistiu na divisão em grupos para definirem projetos segundo os quais seriam mais adequados as necessidades. Importa referir que foram onze grupos constituídos por 25 membros (em média). Dentre os grupos formados as necessidades identificadas foram: construção de estrada, sala de aula e mercado.

No entanto, após 289 votos, a maioria (239) optou pela construção de um mercado. Os munícipes mostraram-se  bastante animados e esperançosos com esta oportunidade de poderem fazer parte de um processo de tomada de decisão e com o futuro mercado do qual deverão usufruir brevemente.

Clique aqui para recordar-se do processo de preparação para a implementação do OP !