As principais esferas de actuação da Fundação MASC são:

Gestão de Subvenções
Desde o seu início em 2007, a Fundação MASC apoiou mais de 450 OSC em todo o país, cobrindo todas as províncias, mais de 60% dos distritos e 80% dos Municípios. Mais de 50% de seus beneficiários foram organizações distritais e baseadas nas comunidades (formais e informais) em diversas áreas, incluindo Saúde, Educação, Água e Saneamento, Direitos Humanos, Agricultura, Género, Justiça e Indústrias Extractivas, tendo já gerido mais de 20 milhões de dólares.

Desenvolvimento de Capacidades
Até à data, mais de 12.000 pessoas de 1000 OSCs beneficiaram de diferentes tipos de desenvolvimento de capacidades e acesso a informações para fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil e dos governos locais de Moçambique. A Fundação MASC aplica uma abordagem integrada ao seu desenvolvimento de capacidades, incluindo Formação, Tutoria, Assistência Técnica e Troca de Experiências.

Intermediação
A Fundação MASC trabalha para criar, consolidar e reforçar iniciativas para que os parceiros se envolvam crítica e construtivamente com o governo, sector privado e comunidades, de forma a terem um diálogo útil para negociar um cenário no qual todos saem a ganhar. Facilitamos e intermediamos com êxito espaços neutros para diversas partes interessadas em questões como Paz e Descentralização, bem como em assuntos de importância para os cidadãos a nível da comunidade, focando-nos sempre no diálogo construtivo com o Governo.

Foco na Base
A essência do trabalho da Fundação MASC baseia-se numa forte crença na capacidade das organizações de base em fazer parte da solução de Governação e dos desafios socioeconómicos que Moçambique está a enfrentar. O seu conhecimento sobre os contextos sociais e culturais específicos cria vantagens quando as sociedades locais estão envolvidas em esforços práticos de prevenção no campo. A nossa intervenção tem estado por trás do apoio a mais de 300 grupos de poupança e crédito, Organizações de Desenvolvimento nas Aldeias e organizações baseadas nas comunidades.

Governação Local Participativa
A Fundação MASC trabalha há 5 anos no seu Programa de Fórum Comunitário em todo o país, com o objectivo de consolidar a participação do cidadão e mobilizar recursos e iniciativas de desenvolvimento do governo local, para promover uma visão mais pluralista e uma estratégia multidimensional para o desenvolvimento local.

Boa Governação e Integridade
A Fundação MASC tem trabalhado no apoio à revisão e melhoria do desempenho das administrações e lideranças locais em termos de regras e procedimentos administrativos internos, com base em recomendações de cidadãos e empresas locais e no contexto da observação dos princípios de boa governança.

Paz e Coesão Social
A Fundação MASC fornece pesquisas de campo, formações e aconselhamento a líderes governamentais, inteligência, polícia, defesa, organizações internacionais e civis nas principais áreas de PEV e contraterrorismo. Facilitamos, também, a construção de parcerias entre governos, ONGs, sociedade civil e actores subnacionais e para captar os numerosos esforços liderados localmente para construir a resiliência da comunidade através do uso de narrativas alternativas e iniciativas baseadas na comunidade.

Desenvolvimento Económico Local
A Fundação MASC iniciou o processo de formulação e implementação de políticas; a preparação dos documentos de planeamento económico e estratégico de longo prazo do governo local, de materiais de promoção, de redes de contactos; e fornecimento de conhecimento internacional ao governo local. Adicionalmente, evolve-se no empoderamento e subsistência de jovens e mulheres

Práticas Inovadoras
Durante 5 anos, a Fundação MASC recolheu e disseminou boas práticas das organizações da sociedade civil, governo local e seus parceiros socioeconómicos; a base de dados on-line inclui mais de 100 práticas. A Fundação MASC serve como uma incubadora de práticas inovadoras em torno do trabalho de governança.

Lado da Demanda
O trabalho da Fundação MASC para fortalecer os espaços de diálogo giram em torno da construção da capacidade tanto do lado da ‘demanda’ como da ‘oferta’’. Oferecemos formação e apoio técnico ao governo local, bem como trabalhamos com os dois lados para superar problemas fundamentais de confiança e coordenação. A nossa abordagem não se foca essencialmente no desenvolvimento do lado da demanda para se tornar forte o suficiente para enfrentar o lado da oferta, mas sim na mobilização de actores de diferentes lados para trabalharem em soluções que são adaptadas às preferências locais e em maneiras de fazer as coisas.