Abdul, um jovem de Nametória está insatisfeito, pois não consegue ganhar o dinheiro suficiente para ter uma vida decente, nem sequer para cumprir com as cerimónias do seu casamento. É desafiado a tentar a sorte noutro local por Mohamed, seu amigo de infância. Contra a vontade da sua mãe, e a preocupação de sua esposa que se encontra grávida, resolve ir procurar trabalho para as minas de Montepuez.

O episódio 4 começa com muita ação! A caminho de Montepuez onde vão tentar uma nova vida, Abdul e Mohamed vêm a sua mota avariada em viagem e são socorridos por Saíde que os transporta e apresenta a um mecânico de uma vila próxima. Mas a mota é roubada. O mecânico dá-lhes abrigo, mas tenta vendê-los a um recrutador dos ´´shababs´´. Eles percebem a armadilha e fogem do camião. O que será que acontece depois?

Muitas das vezes a única narrativa a que a população tem acesso é a dos insurgentes, esta rádio novela surge assim como uma outra versão necessária da história. Ao longo do enrendo existe o que chamamos de pontos de luz, ou seja momentos criados propositadamente para instigar reflexões, diferentes formas de pensar, de estar, estimulando assim a paz coesão social e esperança, temáticas que as comunidades também têm de estar habituadas a ouvir e internalizar.

A versão em Macua será disseminada em rádios comunitárias e para grupos ao nível da base para melhor abrangência da mensagem e melhor recolha do feedback! Este exercício já começou a ser implementado na província de Cabo Delgado.

#STOPVIOLENCIAEXTREMISTA

Ouça no ´´player´´ abaixo os episódios 4, 5 e 6 em português ou macua (para ter acesso aos outros episodios clique aqui):