No âmbito das suas iniciativas que tem como objectivo ajudar a conter e prevenir a violência extremista, a Fundação MASC lançou hoje a rádio-novela´´Não Vale À Pena´´- Stop Violência Extremista, um material que pode ser facilmente categorizado como uma narrativa alternativa. A rádio-novela que será transmitida as segundas, tercas, quintas e sextas as 15.30h na Rádio Moçambique tem como objectivos específicos desmistificar os discursos dos insurgentes e Instigar a esperança, paz e coesão social.

A desmistificação do discurso dos insurgentes prevê que existe um perigo em deixar apenas uma narrativa sobreviver e ser disseminada, uma narrativa repetida inúmeras vezes torna-se realidade, e é precisamente isto que acontece com as comunidades – alvo. Muitas das vezes a única narrativa a que tem acesso é a dos insurgentes, esta radio novela surge assim como a outra versão necessaria da historia. A o longo da história existem pontos de luz, ou seja momentos criados propositadamente para instigar reflexões diferentes formas de pensar, de estar, instigando assim a paz coesão social e esperanca, tematicas que as comunidades tem de estar habituadas a ouvir e internalizar

Esta rádio-novela é de carácter universal porque de certo modo atinge a todos, no entanto o público-alvo são principalmente jovens, no pontos mais longínquos da zona norte (especialmente),da mesma forma que a narrativa consegue criar raízes, explorar as vulnerabilidades da população e instrumentalizar a violencia, também nos temos de enveredar os esforços necessários para disseminar historias alternativas, verdadeiras e positivas.

Claramente que as narrativas não são a solução, mas fazem parte de um conjunto de soluções necessárias para conter e prevenir o extremisto violento!

É super fácil acompanhar a rádio-novela, pressione o play no player logo abaixo:

Não se esqueça, os episódios vão ao ar todas as segundas, terças, quintas e sextas na Rádio Moçambique (15:30h), mas caso não seja possível os episódios estarão sempre disponíveis nas nossas plataformas!!