Entre os dias 18 a 21 do corrente mês (Maio) realizamos uma visita de trabalho em Niassa com o objectivo de acompanhar o ponto de situação das actividades, nomeadamente os grupos de poupança, a Incubadora Cívica e organizações da sociedade civil parceiras.
Visitamos nos distritos de Sanga, Chimbonila e Lichinga, as seguintes comunidades: Miala, Mapica e Lumbi.
Fomos recebidos com cantigos e muita alegria! Numa recolha de feedback as mulheres mostraram-se muito satisfeitas: comparando com a situação antes da implementação iniciativa afirmam que as suas vidas melhoraram muito no que diz respeito basicamente a todas as vertentes (por exemplo: aumento das áreas de produção, melhoramento das condições das suas casas; possibilidade de comprar material escolar para os seus filhos, crescimento dos pequenos negocios ou inicio dos mesmos)
Ainda no mesmo âmbito, em Lichinga, as mulheres estão a trabalhar em questões de advocacia para a criação de mais centros de alfabetização (já conseguiram o compromisso da direção de saúde, têm livros e alfabetizadores voluntários). Na área da saúde, no mesmo local, conseguiram o feito da construção de uma casa mae espera e recentemente submeteram uma carta a solicitar a ligação da energia. Ainda no mesmo distrito solicitaram ao chefe do posto a construção de um mercado.
As mulheres integrantes dos grupos de poupança também encontram-se mais envolvidas nos espaços de tomada de decisão, como comités de água e saúde

Para compreender a essência dos ‘’nossos’’ grupos de poupança que vão muito além da própria poupança, visite uma das histórias de sucesso no seguinte link: https://bit.ly/32P6Krk