No âmbito da implementação do projecto ID-PEACE, decorreu, no passado dia 27 de Maio, no distrito de Memba, província de Nampula, um seminário sobre tolerância inter-religiosa, paz e coesão social, que reuniu diversas sensibilidades sobre a matéria.

O projecto ID-PEACE, implementado pela Fundação MASC em parceria com a FCA Finn Church Aid e The Network for Religious and Traditional Peacemakers, tem por objectivo reduzir as tensões inter e intracomunitárias e os abusos relacionados à liberdade religiosa, fortalecendo a coesão social e a tolerância religiosa, particularmente no norte de Moçambique.

O evento de 27 de Maio contou com a presença de 30 pessoas, concretamente o chefe do Posto Administrativo de Memba-Sede, Chefes das Localidades de Geba, Miaja e Tropene, dois líderes religiosos da comunidade cristã, dois líderes do Conselho Islâmico e Seita Sunni, representantes de dois partidos políticos, representante distrital dos assuntos constitucionais e religiosos, 4 mulheres membros dos grupos de poupança, 3 jovens membros das Incubadoras Cívicas, 4 pessoas com deficiência, entre outros intervenientes.

O Seminário consistiu na auscultação interactiva dos presentes com o objectivo de colher dados relevantes para a identificação de necessidades na capacitação do grupo-alvo e para uma melhor implementação do projecto.

O evento também serviu para fazer o mapeamento de todas as confissões religiosas existentes no distrito e para identificar os conflitos mais recorrentes nas comunidades, culminando com uma  sensibilização em prol da tolerância inter-religiosa e também cultural de modo a contribuir para a paz e coesão social.

Refira-se que, além de Memba, em Nampula, o projecto ID-PEACE está a ser implementado, também, nas províncias de Cabo Delgado e Niassa.