A Fundação MASC reuniu, a 3 de Maio do presente ano, os líderes religiosos e comunitários dos postos administrativos de Sanjala, Chiuaula, Lulimile e Masssengere no município de Lichinga e dos pontos administrativos de Meponda e Lussanhando no Distrito de Lichinga, na província do Niassa.

Este encontro teve como objectivo de validar o Guião de Paz e apresentar as iniciativas da Fundação MASC a serem implementadas nas localidades acima mencionadas, no âmbito do projecto para o Fortalecimento da Paz e Coesão Social

O facilitador do evento, Rajabo Chimalaoonga, apresentou e explicou os conceitos de paz e coesão social, baseado no contexto local.

Na sequência, os líderes comunitários e religiosos presentes, fizeram o levantamento dos principais problemas que assolam as suas comunidades e o exercício culminou com a validação do Guião de mensagens de Paz, pelos líderes comunitários e religiosos.

O Guião da Paz é um instrumento elaborado em 2021, pelos líderes religiosos e comunitários da província de Cabo Delgado. Conta com mensagens de diálogo, paz e coesão social, inspiradas nos livros sagrados (Bíblia e Alcorão).

O Guião foi concebido com o objectivo de disseminar as mensagens nas comunidades, igrejas e mesquitas sobre a necessidade da construção da paz, e, desta forma mitigar situações de extremismo violento, conflitos sócio-culturais e inter-religiosos nas comunidades.

A actividade foi organizada pela Fundação MASC, financiada pela Embaixada da Irlanda, no âmbito do projecto para o Fortalecimento da Paz e Coesão Social.