Os lideres comunitários e religiosos do posto administrativo de Chiúre Velho, validaram, no dia 18 de Maio do ano em curso, o guião de mensagens de paz e coesão social “Guião da Paz”. O evento contou com a participação de 29 pessoas, nomeadamente, chefe do Posto Administrativo de Chiúre Velho, Chefe da Localidade Sede, quatro líderes comunitários, 12 lideres de confissões islâmicas e oito de confissões cristãs.

Inicialmente, a Fundação MASC fez a apresentação do Guião da Paz, instrumento elaborado em 2021, pelos líderes religiosos e comunitários da província de Cabo Delgado, que conta com mensagens de diálogo, paz e coesão social, inspiradas nos livros sagrados (Bíblia e Alcorão).

O Guião foi concebido com o objectivo de disseminar as mensagens nas comunidades, igrejas e mesquitas sobre a necessidade da construção da paz, e, desta forma mitigar situações de extremismo violento, conflitos sócio-culturais e inter-religiosos nas comunidades.

Os participantes receberam e validaram com satisfação o Guião da Paz, tendo se comprometido a disseminar de Mensagens de Paz e Coesão Social, denunciar casos de conflitos às entidades competentes para o devido seguimento, diminuir os níveis de intolerância religiosa nas comunidades e, por fim, garantir que durante os intercâmbios religiosos sejam discutidas igualmente questões culturais.

A actividade foi organizada pela Fundação MASC, financiada pela Embaixada da Irlanda, no âmbito do projecto para o Fortalecimento da Paz e Coesão Social.