A Associação de Jovens Combatentes Montes Errego (AJOCME) e o Comité de Monitoria de Responsabilidade Social  ( SAMcom), lançaram, na semana passada, dois projectos de melhoria de saneamento do meio, na província da Zambezia.

O Projecto apresentado pelo SAMcom tem como objectivo advogar para melhoria de serviços primários de saúde nos Bairros de Reassentamento e a existência dos Agentes Polivalentes Elementares (APES),  para cobrir as necessidades das comunidades, na cidade de Mocuba. Por outro lado, AJOCME pretende influenciar o melhoramento do sistema de abastecimento de Água na Vila Errego, distrito de Ile, e contribuir para a melhoria do saneamento do meio em geral.

O acto de lançamento das iniciativa da Associacao AJOCME e do SAMcom foi realizado pelo governo do distrito de Ile e do Município de Mocuba, respectivamente, e testemunhado pelas diversas entidades governamentais, privadas, tradicionais e a sociedade civil no geral.

Espera-se que, com as duas iniciativas, seja melhorado o saneamento básico, sobretudo o aumento das fontes de água potável, e, consequentemente, melhoradas as condições de vida das comunidades.

Iniciativas implementadas no âmbito do Programa PAANE Moçambique, financiado pela União Europeia em Moçambique.