Um dos pilares do nosso plano estratégico 2020 -2030 é a Governação Democrática, que estabelece que um país mais estável, democrático e próspero depende de uma governação forte, estável e responsável, que possa garantir uma abordagem mais inclusiva e aberta à interação cidadãos-Governo.

Acreditamos que o aumento da participação do cidadão na governação e o envolvimento dos jovens na resolução de problemáticas sociais pode contribuir para um Moçambique mais inclusivo, estável e resiliente.

Um dos mecanismos que usamos para colocar este pilar da Governação Democrática em prática são as incubadoras cívicas, que têm como grupo-alvo precisamente jovens.

Em Niassa, os jovens da Incubadora Cívica têm mantido encontros com representantes do Gabinete da Secretaria do Estado. As interações resultaram no compromisso político de espaço para que os jovens tenham representação nos fóruns de tomada de decisão na província e também se beneficiem de palestras de capacitação sobre o novo pacote de descentralização.

Assim, desde o dia 01 de Setembro, em parceria com o Gabinete do Secretário de Estado da Província, cerca de 150 jovens das incubadoras cívicas e outros cidadãos residentes em diversos bairros da Cidade de Lichinga têm estado a beneficiar de sessões de divulgação e massificação da compreensão do pacote da legislação sobre descentralização.

Com este processo, esperamos incrementar o processo de construção democrática a partir dos bairros e comunidades a nível dos distritos.