Realizou-se, no dia 12 de Maio,  no distrito de Jangamo, posto administrativo de Cumbana, na localidade de Bambela, província de Inhambane, um Workshop sobre Governação Democrática e Participativa.

Estiveram presentes os representantes das iniciativas da Fundação MASC na comunidade, nomeadamente Grupos de Poupança e das Vilas de Desenvolvimento de Aldeias (VDO’s), bem como e as Lideranças Locais, um total de 30 participantes.

O evento tinha como objectivo melhorar a compreensão sobre a importância da participação dos cidadãos nos espaços de tomada decisão como um acto de governação democrática, assegurar que os grupos dos VDOs e Grupos de Poupança se munam de instrumentos legais para desempenhar o seu papel na vida política, económica e social, para além de reforçar uma abordagem participativa no processo de desenvolvimento local.

Para os participantes, foi um grande ganho estar no debate, pois, perceberam que deveriam participar dos encontros que aconteciam nas suas comunidades.  Mudaram a concepção de que assuntos sobre política e governação eram interesses exclusivos dos líderes governamentais e locais. Com o conhecimento adquirido no Workshop, garantiram que serão mais vigilantes e mais participativos nos assuntos relacionados com política e governação para solucionar problemas das suas comunidades.

A actividade foi organizada Fundação MASC, financiada pela Embaixada da Irlanda em Moçambique.