A troca de experiência entre os grupos de poupança facilitados pela Fundação MASC, teve inicio ontem (15.09) no Distrito de Lichinga, onde para além das representantes dos grupos de poupança  estiveram igualmente presentes inúmeras figuras-chave:
O Secretário Permanente e Técnico de Planificação do Governo Distrital, Directora do SDAE,Representantes dos SDSMAS, SDEJT, o Chefe do Posto administrativo de Lussanhando, o Chefe do posto administrativo de Meponda, o Chefe Das localidades (Malica e Meponda-sede), o Vereador da Educação, juventude e Cultura em representação do Presidente do Município de Lichinga , Chefes dos Postos Municipais (Sanjala e Massenger) e o  Presidente da Assembleia Municipal de Lichinga.
Também fizeram-se presentes 8 líderes comunitários, 8 OSC’s parceiros do PAANE II (União Europeia) em Niassa, e  representantes de 2 OSC’s.

Os principais aspectos discutidos de forma participativa foram os ganhos alcançados pelas mulheres assistidas pela Fundação MASC, o funcionamento dos serviços públicos (olhando especificamente para os sectores de interesse dos grupos de mulheres de Lichinga – fruto da auscultações  realizadas, os espaços de participação existentes actualmente e em funcionamento.

Os resultados  da troca de experiência foram os seguintes:

  • A comunidade de Lussanhando conseguiu um compromisso político de apoio para a reconstrução da escola que outrora fora destruída por um vendaval em 2019.
  • O Município dará – continuidade ao processo de legalização do espaço de produção em cooperativas iniciado pelas mulheres dos grupos de poupança .
  • O sector da Educação, em coordenação com o Posto Administrativo de Lussanhando apoiarão os grupos na integração das mulheres das comunidades de Naossa, Madjiga e Matemangue nas aulas de alfabetização a partir da abertura de Centros nestas mesmas comunidades.

Esta actividade, realizada dentro do programa PAANE II , com o apoio da União Europeia também será replicada nos Distritos de Chimbonila e Sanga.