Decorreu na sexta-feira, dia 04 de Dezembro de 2020 a cerimónia de lançamento da Incubadora Cívica de Gaza, Sob o lema “Promovendo a Inclusão dos Jovens no Exercício da Cidadania”. A iniciativa  visa criar um espaço de educação e construção da cidadania, valores éticos e democráticos através do uso de oficinas temáticas e artes.

Este evento contou com a presença de Sua Excelência Amosse Macamo, Secretario do Estado da Província de Gaza, do Excelentíssimo Sr. Almeida Guilume, Director Provincial dos Transportes e Telecomunicações em representação de Sua Excelência a Governadora da Província, do Excelentíssimo Sr. Eceu da Novidade Angélica Muianga, Administrador do Distrito de Chókwè, da Excelentíssima Sra. Lídia Frederico Cossa Camela Presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Chókwè, da Exelentissima Sra. Eugenia Cambaco Presidente da Assembleia Municipal, do Excelentíssimo Sr. Sancho Humbane, Director Provincial da Juventude, Emprego e do Desporto, dos membros do Governo Distritale da Sra. Francesca Bruschi, gestora de parcerias na Fundação MASC, em representação do Director Executivo.

Cientes da importância deste evento para o processo da governação descentralizada, os intervenientes manifestaram a sua satisfação para a instalação da Incubadora Cívica, de forma a promover o diálogo entre cidadãos e autoridades publicas e o associativismo juvenil.

A mediadora social da Fundação MASC na Província de Gaza, Maria Patrício, apresentou a iniciativa com referência á visão, missão e valores da organização plasmados no Plano Estratégico da organização 2020-2030. Apresentou os resultados preliminares do Estudo de Base realizado na cidade de Chókwè que permitiu identificar grupos e movimentos sociais ativos e as melhores formas de apoiar o seu  desenvolvimento. Referiu como as Incubadoras Cívicas em funcionamento nas Províncias de Cabo Delgado e Niassa estão a dinamizar o interesse dos jovens para os aspectos de Governação e o seu envolvimento na resolução das problemáticas locais, sendo que Gaza é pioneira em acolher esta iniciativa na zona sul do país e num distrito.