A Fundação Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil (Fundação MASC) em coordenação com o seu parceiro local OCSIDA (Organização para o Desenvolvimento da Comunidade), realizou no distrito de Bilene Macia, na província de Gaza, entre os dias 06 a 16 de outubro do ano em curso, o estudo de Análise de Economia Politica (PEA).

O estudo que tinha como objectivo analisar a conjuntura social, económica e política no distrito e vila municipal de Bilene na província de Gaza, com um olhar especial para à questão da participação política e liderança aos grupos vulneráveis (em particular mulheres e jovens) para a criação de um documento orientador que visa a implementação de um projecto ligado à grupos de poupança e crédito.

O estudo  teve lugar no Posto Administrativo de Mazivila, (em Mazivila Sede, 2° Bairro e 3° Bairro), Posto Administrativo de Messano ( no 2° Bairro de Manzir), Vila Municipal da Macia ( no 1° e 3° 5° Bairro) e na Macia Sede (no bairro de Wachihissa e 1° Bairro Muchabje).

O estudo, considerou varias técnicas de recolha de informação nomeadamente, a análise documental, entrevistas semi-estruturadas individuais e em grupos focais, tendo sido abrangidos ao nível dos membros do Governo e do Município dos sectores chaves , líderes comunitários do 1° e 2° Escalão, Chefes dos Postos e das Localidades. Ao nível dos grupos focais, o estudo abrangeu os grupos de poupança já existentes e organizações da Sociedade Civil que operam ao nível do distrito.

É importante salientar que a Fundação MASC já facilita grupos de poupança nas províncias de Niassa e Cabo Delgado.