A conselheira de Imprensa e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos da América, Vanessa Toscano, visitou os escritórios da Fundação MASC na província de Cabo Delgado na quarta – feira (24.02.2021).

Esta visita teve como objectivo monitorar o progresso do projecto “Strenghening Mozambican Capacity to Prevent and Counter Violent Extremism and Conflict by Analysis-Driven Communications Interventions” a ser implementado pela Albany em parceria com a Fundação MASC  e o IESE. Como parte da visita foram apresentadas as diversas realizações do programa que estão a ser implementados não apenas na província mas também em Niassa e Nampula no âmbito da prevenção da Violência extremista, propagação da paz e coesão social . Nomeadamente: Pesquisa, Narrativas Alternativas, Música, Formação de Jornalistas, Plataformas de Diálogo Religioso, foi igualmente um momento propicio para o pré-lançamento da rádio novela ´´Não Vale a Pena- Stop Violência Extremista´´ em Macua.

A recepção, que foi dividida em dois períodos (para permitir a maior diversificação dos participantes e assim respeitar as medidas de prevenção e segurança da Covid) foi repleta de momentos interactivos.

A primeira fase da visita de monitoria consistiu na apresentação dos resultados do programa e uma exposição fotográfica que espelhou de forma cronológica as actividades da Fundação MASC no território, seguido de uma roda de conversa  para responder algumas dúvidas. Posteriormente houve um espaço reservado para a atuação da banda Ikwazuni que abrilhantou os presentes com temas com mensagens de paz (do álbum Moçambique Yehtu – Stop Violência Extremista, ouça aqui), após as considerações finais foi o momento da foto de família.

A segunda fase teve como foco a rádio Novela ´´Não Vale a Pena – Stop Violência Extremista´´, que já havia sido lançada e disseminada na antena nacional da Rádio Moçambique na língua portuguesa, no entanto a novidade desta vez é que rádio-novela já está disponível em Macua para melhor abrangência do público-alvo!

Nesse âmbito houve uma sessão de escuta do primeiro episódio da Rádio Novela em Macua que foi seguida por uma interação bastante rica com os participantes sobre as expectativas da rádio Novela e o papel dos jovens na mudança de comportamento, que também envolveu os actores que participaram de actividades passadas como o diálogo Inter religioso e a formação dos jornalistas. Por ultimo o dia finalizou com uma apresentação de Embaixada sobre uma chamada de propostas aberta para os OSCs concorrer.

No fim de visita a conselheira da Embaixada deu um parecer bastante positivo do progresso do projecto e da acção e cooperação entre as diferentes instituições envolvidas.