É com grande alegria que informamos que , a Fundação MASC, assinou ontem (10.03.2021), um contrato com a Embaixada do Japão para a Construção de um Bloco de Maternidade para a comunidade da Localidade de Três de Fevereiro, no Posto Administrativo de Murrébuè, distrito de Mecúfi.

A assinatura deste contrato possui grande importância, pois, a sua materialização vai marcar o fim do sofrimento da população de Três de Fevereiro, sobretudo, as mulheres que, actualmente, são obrigadas a percorrer cerca de 14 quilómetros, em vias de difícil acesso, para acederem a uma unidade sanitária com serviços de parto, muitas vezes colocando em risco suas próprias vidas e de seus bebés.

Financiado pela Embaixada do Japão, em Moçambique, o Bloco de Maternidade de Três de Fevereiro será composto por duas salas de parto, um puerpério, sanitário, expurgo e arrumo, incluindo uma zona de tratamento de lixo, que será constituída por uma fossa biológica e aterro sanitário.

As obras de construção da infra-estrutura deverão durar seis meses e a maternidade deverá servir cerca de 1.516 beneficiários directos e 7.252 indirectos.

Recorde-se que este foi um dos resultados do webinar realizado no ano passado (2020) denominado ´´Perspectivas e desafios dos governos províncias: O caso de Cabo Delgado´´ com S. Excia Governador da província de Cabo Delgado, que por sua vez resultou em encontros bilaterais, de modo a criar sinergias e colaboração, rumo à paz e desenvolvimento da província, onde uma das parcerias iniciadas foi com a Embaixada do Japão que culminou neste resultado positivo.