De 14 a 16 de Outubro de 2020 nos escritórios da Fundação MASC, na província do Niassa decorreu a formação da associação comunitária recentemente criada com apoio da Fundação MASC denominada  Mukhalihero.
O principal objectivo deste exercício é fortalecer as capacidades de Governação interna da Associação Mukhalihero, apoiar no desenho de proposta de projecto para responder os anseios da Mukhalihero nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula.

Por sua vez, a Associação tem em vista contribuir para o empoderamento político, social e económico sustentável das comunidades locais, com vista a promoção de melhoria de condições de vida e o aumento da capacidade de participação e gestão nos processos de desenvolvimento. Tem a visão de uma sociedade inclusiva, participativa, justa e equitativa e uma missão de fortalecer as comunidades mais vulneráveis de modo a que estas sejam capazes de liderar processos de desenvolvimento local, promover diálogos e parcerias com o Governo, Sociedade Civil e Sector Privado.

Por se tratar de uma organização recém criada , existe toda a necessidade de fortalecimento dos seus órgãos sociais, assim como apoiar no desenho de propostas para a consolidação dos objectivos da organização.