A capacitação das mulheres e raparigas deslocadas em Cabo Delgado (Pemba), em matéria de prestação de serviços (trabalhadoras domésticas e bábás) teve a duração de dez dias e foi finalizada no passado dia 17 de Maio. Esta capacitaçãosurge de uma parceria com o Sindicato Nacional do empregados domésticos (SINED) e o Governo do Distrito de Pemba. Fizeram parte da mesma 20 deslocadas, oriundas de diferentes locais como Palma, Kissanga, Mocímboa da Praia, Bilibiza, parte delas já estão na cidade de Pemba desde novembro do ano passado. A formação foi dividida entre parte teórica e prática, foi possível também adquirirem conhecimentos sobre seus direitos e deveres para com o empregador, tiveram capacitação na cozinha com pratos do dia-a-dia e sobremesas, organização de mesa formal e informa. No último dia as raparigas fizeram apresentação do seu trabalho final em grupo e receberam os seus certificados de participação da capacitção.

Na mesma ocasião tivemos a honra de contar com a visita dos representantes da Embaixada da Noruega que assistiram uma parte da formação, a seguir elogiaram o trabalho feito, o desenvolvimento e capacidade que algumas tiveram ao apresentar o que agora sabem fazer e os seus planos futuros.

Também importa citar que atravês desta iniciativa teve origem  a criação da representação do SINED ao nível de Cabo Delgado, composta pelas raparigas e mulheres que também já se encontram registadas no Sindicato.

Se está interessado em ajudar as raparigas e mulheres através da contratação para prestação de serviços entre em contacto através destes números:

(84 816 0640)Géssica e (84 247 8655)Wassilia