Em resposta pilar ‘’A – Aumentar a participação política e a confiança nos processos políticos’’ do plano estratégico da Fundação MASC 2030-2030 no dia 26 de Agosto, do corrente ano, no Distrito de Chiúre realizou-se um encontro com os representantes do bairro de Naavaha, representantes da Fundação MASC, a Incubadora Cívica do Distrito de Chiúre e grupos de poupança com o Presidente do Município, chefe do Gabinete do Município e assessor do presidente do município.
O principal objectivo deste encontro objectivo foi apresentar os grupos com quem trabalhamos ao nível do Distrito de Chiúre bem como aproveitar o momento para apresentar as preocupações reportadas pelo secretario do bairro sobre a inoperacionalidade das fontenárias de água, cobertura de energia, e a falta de um local neutro para a realização de encontros comunitários para a resolução conjunta de problemas.
O Presidente do Município agradeceu a presença da Fundação MASC, no âmbito do apoio as comunidades, para a canalização dos seus assuntos entre outros e apelou que continuemos a apoiar o as comunidades no processo de construção da paz e coesão social ao nível das comunidades .
No mesmo dia, realizou-se um encontro com o diretor da EDM no Distrito de Chiúre, que contou com o envolvimento dos mulheres do grupos de poupança e os jovens da Incubadora Cívica. Este encontro surge como resposta a auscultação feita no bairro de Nahavara onde as comunidades queixavam-se de falta de energia naquele bairro em dois quarteirões. O secretário do bairro apresentou a preocupação do abastecimento de energia que tem provocado situações paralelas como roubos, violações por causa da falta de energia.
O Director da EDM deixou o compromisso de efectuar o levantamento das necessidades desse bairro e se compromete em redirecionar alguns postes para resolver a situação pontual deste bairro. Ficou o compromisso de:
1. Fazer o levantamento dos números de postes necessários (irá acompanhado pelo secretario do bairro, jovens da incubadora e mulheres dos grupos de poupança)
2. Fazer a montagem de postes onde há necessidade.
Apelou ainda que a Fundação MASC pudesse apoiar os Serviços Distritais da EDM em Chiúre na criação de espaços para diálogo com os líderes de 14 bairros, para fazer um levantamento das reais necessidades das comunidades.
Nesta actividade o MASC interviu como mediador entre a comunidade e as autoridades locais no sentido de advocar para melhoria de condições de vida das comunidades mas vulneráveis.