Durante a implementação das nossas actividades em chiúre a comunidade apresentou o problema das fontenárias avariadas, por isso enveredamos esforços para a realização de uma sessão onde estivesses presentes todos os actores envolvidos no processo, e ninguém melhor para expôr os seus próprios problemas do que os representantes da comunidade. No dia 30 de Julho, estiveram presentes secretários de 14 Bairros de Chiúre sede, os presidentes dos comitês de água a nível de cada bairro, o Assessor do Presidente do Município de Chiure, o Vereador Da Urbanização e infraestruturas, Técnicos e outros representantes da comunidade que incentivamos a participar de forma qualitativa (não apenas quantitativa) mulheres de grupos de poupança e jovens (que ajudaram na identificação das necessidades para o arranjo das fontenárias).
Do mapeamento feito no mapa de sonho (pelas mulheres e Jovens além dos técnicos de infraestruturas), a comunidade no geral validou a informação contida no mapa, e o assessor partilhou que um dos grandes problemas destas fontenarias estarem inoperacionais foram desavenças partidárias, as comunidades começaram a fazer mau uso das fontenárias e criou separação entre os membros.
Consequentemente:
1. Os comitês só tem representatividade mas não funcionam ;
2. Os encontros nas estruturas no bairro não são realizados com frequência.
E como uma forma de advocar neste processo fizemos que os possíveis que todos os actores presentes, fizessem compromissos que iremos acompanhar:
1. Iremos ajudar a estrutura dos bairros a realizar reuniões semanais para discutir assuntos do seu bairro e advocar sobre esses assuntos;
2. Iremos apoiar em uma pequena capacitação dos comitês de água incentivar a fazerem pequenas poupanças para manutenção das fontenárias, de modo a não criar dependência para a manutenção;
3. Já temos mulheres dos grupos de poupança inclusas neste processo estarão a trabalhar junto dos líderes dos bairros (nesta sessão mais uma vez fizemos um apelo para que elas continuem a participar deste processos e que os homens permitam que elas participem activamente);
4. O técnico de manutenção irá fazer levantamento das cotações e começar advocar para aquisição de material para as fontenarias que precisam de pequenos arranjos,
5. Foi feito um plano de acção conjunto onde todos concordam em se envolver nos processos (foram dividas tarefas);
Ficou evidente que, existem fontenárias que já poderiam estar operacionais mas porque parte dos moradores desse bairro são do ‘’partido da oposição’’ não são reparadas, o que mostra uma necessidade de se discutir sobre paz e coesão social nestes bairros e consequentemente incutir estes princípios.
Também importa informar que ao mesmo tempo que a sessão decorria, as crianças, filhos dos participantes tiveram uma sessão de pintura que permitiu que a nossa parceira, a neuropsicóloga Dra Ana Teles estabelecesse o primeiro contacto de modo que possa ser mais fácil atender não só as próprias crianças, mas também os seus agregados.
O município de Chiúre agradeceu pelo encontro e disse que será uma mais valia contar com a nossa parceria de modo a permitir que existir união nestes bairros e consequentemente a resolução de muitos problemas que decorrem deste facto.