No âmbito do Bloco B do nosso plano estratégico 2020-2030 ‘’Construção da Paz e Coesão Social’’ temos levado a cabo inúmeras actividades no Norte do país.
Como anunciamos recentemente, estamos a trabalhar com a neuropsicóloga clínica e especialista em contra extremismo violento, Dra. Ana Mota Teles no âmbito do apoio psicossocial e trauma.
De modo a compreender melhor não só o contexto, mas também o estado psicológico de quem foi afectado pelos conflitos a mesma tem conversado com diversos actores (locais, deslocados, ONGs no terreno, instituições governamentais nacionais e provinciais); numa primeira fase principalmente mulheres, vítimas do conflito para identificar quais seriam as melhores alternativas de ajuda psicossocial de modo que estas possam adotar estratégias de coping adaptativas e aumentar a sua resiliência e estabilidade emocional, para consequentemente ajudarem na construção da Paz e Coesão Social.
De salientar ainda, que a formação para os quadros do MISAU decorre até Sábado, capacitando cerca de 60 profissionais de Saúde Mental para a intervenção breve em crise e primeiros socorros psicológicos e, dessa forma, prevenir o trauma.\